terça-feira, 29 de abril de 2014

Calendário escolar: atenção às datas!





Informamos algumas datas do calendário escolar para melhor organização das famílias:



01/05 (feriado nacional) e 02/05 (ponto facultativo): NÃO HAVERÁ AULA!

20/05 (terça-feira): Reunião do Conselho de Escola (aula normal).

07/06 (sábado): Festa Caipira.

11/06 (quinta-feira): Reunião de famílias e educadores.

12/06 a 13/07: FÉRIAS ESCOLARES PARA O PERÍODO PARCIAL COM RETORNO EM 14/07.

12/06 A 26/06: Reuniões Pedagógicas (NÃO HAVERÁ AULA PARA O PERÍODO INTEGRAL).

27/06 A 14/07: Funcionamento normal do período integral, com SUSPENSÃO DE AULAS NOS DIAS DE JOGO DO BRASIL. 

quarta-feira, 9 de abril de 2014

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA...

O CAIC (Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente) foi inaugurado no dia 30 de abril de 1994, na gestão do então prefeito Sr. José Roberto Magalhães Teixeira, somente com o antigo primeiro grau (atual 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental). O CEMEI, o Ensino Supletivo e a FUMEC tiveram início em 1995.
           Recebeu o nome “Zeferino Vaz” em homenagem a um homem comprometido com a educação. Podemos destacar dentre tantas contribuições deste patrono com a educação, sua luta pela implantação da Unicamp e responsabilidade pelas diretrizes básicas que a rege.
           O CAIC mantinha subprogramas de cultura e esporte, segundo a visão do PRONAICA (Programa Nacional de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, segundo Decreto Federal n. 1056 de 11/02/94) e, como em toda Rede Municipal de Educação, contava com projetos que buscavam contribuir para a qualidade de ensino oferecido, dentre os quais podemos citar: Projeto de Bibliotecas Escolares, Projeto Correio Escola, Projeto Saúde do Escolar, Projeto Prodança e Projeto Italiano.
            Nosso CEI (na época chamava-se CEMEI) é ponto de referência da Vila União, tanto por sua estrutura física, pois foi construído justamente para ser uma escola que acolhesse crianças em todos os seus detalhes, como pelo trabalho que desenvolve sempre voltado para o bem estar de suas crianças.
             No começo do ano letivo de 1995, iniciaram-se as atividades apenas para o período parcial, e, no segundo semestre para o período integral com quatro crianças apenas, mas logo todas as vagas foram preenchidas havendo necessidade de utilizar outros locais no bairro, como por exemplo, o prédio da Associação dos Moradores para montar outras creches.
         A comunidade era formada de famílias de diferentes regiões da cidade e do país, que vieram morar no residencial, tornando rica a convivência dentro do CEMEI pela grande diversidade cultural.
           No início a estrutura física era diferente, com ambientes compartilhados com a EMEF e outros construídos em lugar e formato diverso do que é atualmente.
Atualmente a estrutura inicial do CAIC – de atendimento educacional,  médico e do serviço social  - não existe mais. O Centro de Saúde foi instalado em outro prédio do bairro e a EMEF e o CEI possuem gestores distintos, bem como programas específicos para o Ensino Fundamental e a Educação Infantil, respectivamente.


Adaptado do Projeto Pedagógico do Cei, 2011.